A Natureza Prejudicial da Preocupação Excessiva
Todos nós nos preocupamos de vez em quando. Mas, você já se considerou um preocupado crônico? O ato de se preocupar excessivamente pode levar a sentimentos de ansiedade elevada e até mesmo causar doenças físicas.
O Que Acontece com a Preocupação Excessiva?
A preocupação é uma sensação de inquietação ou uma preocupação excessiva com uma situação ou problema. Com a preocupação excessiva, sua mente e corpo entram em sobrecarga, concentrando-se constantemente no “que poderia acontecer”. Isso pode afetar seu apetite, hábitos de vida, relacionamentos, sono e desempenho no trabalho, além de poder levar a hábitos de vida prejudiciais, como a ingestão excessiva de alimentos, o fumo e o uso de álcool e drogas.
Entendendo a Ansiedade
A ansiedade é uma reação normal ao estresse. Eventos estressantes, como um teste ou uma entrevista de emprego, podem fazer qualquer um se sentir um pouco ansioso. Mas os preocupados crônicos reagem rapidamente e intensamente a essas situações ou gatilhos estressantes. Quando a preocupação ou o medo são constantes e excessivos, eles podem se tornar tão irracionais que a pessoa não consegue se concentrar na realidade ou pensar claramente, levando a sintomas físicos reais.
A Resposta ao Estresse e a Preocupação Excessiva
O estresse vem das demandas e pressões que experimentamos todos os dias. Quando as preocupações e a ansiedade se tornam excessivas, é provável que você acione a resposta ao estresse. Essa resposta é composta por dois elementos: a percepção do desafio e uma reação fisiológica automática chamada “luta ou fuga”, que libera uma enxurrada de adrenalina e coloca seu corpo em alerta máximo.
A Preocupação Excessiva Pode Causar Doenças Físicas?
A preocupação crônica e o estresse emocional podem desencadear uma série de problemas de saúde. O problema ocorre quando a luta ou fuga é acionada diariamente por preocupações excessivas e ansiedade, causando uma série de reações físicas como dificuldade em engolir, tontura, boca seca, batimentos cardíacos rápidos, fadiga, dores de cabeça, incapacidade de se concentrar, irritabilidade, dores musculares, tensão muscular, náusea, energia nervosa, respiração rápida, falta de ar, suor, tremores e espasmos.
Alterações de Estilo de Vida para Preocupados Excessivos
Embora a preocupação e a ansiedade excessivas possam causar um desequilíbrio em seu corpo, existem muitas opções para reestabelecer a harmonia de mente, corpo e espírito. Falar com seu médico, exercitar-se diariamente, ter uma alimentação saudável e balanceada, moderar a ingestão de cafeína, estar consciente de suas preocupações, aprender a relaxar, meditar, ter uma forte rede social e falar com um terapeuta profissional são algumas das mudanças de estilo de vida que podem ajudar a lidar com a preocupação excessiva.
Fonte: https://www.webmd.com/balance/how-worrying-affects-your-body
Dedico minha vida à promoção da saúde e do bem-estar. Como fisioterapeuta, tenho a satisfação de ajudar meus pacientes a recuperar a mobilidade e a qualidade de vida. Nas horas vagas, compartilho minhas experiências e dicas sobre saúde no meu blog, contribuindo para a educação e o bem-estar de uma audiência ainda maior. Meu objetivo é inspirar e motivar as pessoas a cuidarem melhor de si mesmas e alcançarem uma vida plena e saudável.
Você precisa fazer log in para comentar.